Escrevo-vos para partilhar a minha situação e o meu descontentamento.
Licenciei-me em Sociologia segundo o modelo de Bolonha com média de 16. Passei para Mestrado na mesma área e terminei o 1º ano com média de 17, tendo ficado com o grau de Pós-Graduada.
Seguindo o conselho de professores, inscrevi-me em Doutoramento (não em Sociologia, mas em Ciências da Comunicação) em Maio de 2008, pelo que concorri à Bolsa da FCT no painel das Ciências da Comunicação durante a 1a fase. A decisão ficou pendente até às avaliações da 2a fase, tendo-me sido finalmente recusada. Pelo que percebi apenas tiveram em conta a minha nota de Licenciatura, uma vez que à data de candidatura a minha pós-graduação ainda não estava terminada. Acredito que por ser uma Licenciatura de Bolonha me tenha prejudicado... Inicialmente, o Doutoramento apenas iria para a frente caso conseguisse a bolsa, caso contrário terminaria o Mestrado. O que acontece é que apesar de me ter sido recusada a bolsa, por insistência de professores e pelo gosto dos meus pais, ainda que com dificuldades para pagar tão elevadas propinas, ingressei no Doutoramento.
Dada a conjuntura de crise em que vivemos, a minha desmotivação é mais que muita. Pensei em desistir do Doutoramento, uma vez se já com uma Pós-Graduação não consigo arranjar emprego, quanto mais com um Doutoramento. Acredito que o DOutoramento me fosse útil se pretendesse seguir carreira universitária, mas essa não é de todo a minha pretensão.
Decidi então suspender o Doutoramento pelo menos por um ano (ainda não está oficializada esta minha decisão) e já comuniquei a minha decisão ao meu orientador. Acontece que, em conversa informal com outro professor, este me deu alguns caminhos a seguir.
Passo a explicar:
1. A minha área de formação é a Sociologia mas o Doutoramento é em Psicossociologia da Comunicação. Uma das crítícas da FCT foi que o projecto não se enquadrava com a área de concurso (Ciências da Comunicação), pelo que me aconselhavam a concorrer futuramente numa área mais adequada (Psicologia Social ou Sociologia). Posso concorrer noutra área para as BD da FCT mesmo continuando com o Doutoramento em Ciências da Comunicação ou terei que mudar de área científica também na universidade?
2. No ano passado, questionei o meu orientador (que é sociólogo) acerca da possibilidade de ter um co-orientador. O meu tema é pouco estudado em Portugal, e seguindo a perspectiva sociólogica não é de todo abordado. Ora, no Departamento de Psicologia da minha universidade encontra-se o grande investigador da minha temática, ainda que numa perspectiva diferente e foi essa a questão que fiz ao meu orientador, se não seria bom para o meu projecto ter como co-orientador este senhor. ao que ele me respondeu que não. Ora, esta dúvida atormenta-me. Ter como meus orientadores um sociólogo e um psicólogo ("pai" da minha área de estudo) não valorizaria o meu projecto e o tornaria mais credível para a FCT?
Posto isto, acrescento ainda que durante este ano de Doutoramento (sem qualquer motivação) fiz 2 artigos que aguardam publicação, tornei-me membro do Centro de Estudos de Comunicação Social e participo num projecto do mesmo. Quais julgam ser as minhas possibilidades de me ser concedida a bolsa este ano, caso concorra?
Ficarei grata por qualquer ajuda ou conselho que me possam dar...

Obrigada,
Filipa Fernandes