Doutoramento - Mais e mais indecisões...

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
FilipaFernandes
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Minho

Doutoramento - Mais e mais indecisões...

Post by FilipaFernandes »

Boa tarde a todos

Escrevo-vos para partilhar a minha situação e o meu descontentamento.
Licenciei-me em Sociologia segundo o modelo de Bolonha com média de 16. Passei para Mestrado na mesma área e terminei o 1º ano com média de 17, tendo ficado com o grau de Pós-Graduada.

Seguindo o conselho de professores, inscrevi-me em Doutoramento (não em Sociologia, mas em Ciências da Comunicação) em Maio de 2008, pelo que concorri à Bolsa da FCT no painel das Ciências da Comunicação durante a 1a fase. A decisão ficou pendente até às avaliações da 2a fase, tendo-me sido finalmente recusada. Pelo que percebi apenas tiveram em conta a minha nota de Licenciatura, uma vez que à data de candidatura a minha pós-graduação ainda não estava terminada. Acredito que por ser uma Licenciatura de Bolonha me tenha prejudicado... Inicialmente, o Doutoramento apenas iria para a frente caso conseguisse a bolsa, caso contrário terminaria o Mestrado. O que acontece é que apesar de me ter sido recusada a bolsa, por insistência de professores e pelo gosto dos meus pais, ainda que com dificuldades para pagar tão elevadas propinas, ingressei no Doutoramento.

Dada a conjuntura de crise em que vivemos, a minha desmotivação é mais que muita. Pensei em desistir do Doutoramento, uma vez se já com uma Pós-Graduação não consigo arranjar emprego, quanto mais com um Doutoramento. Acredito que o DOutoramento me fosse útil se pretendesse seguir carreira universitária, mas essa não é de todo a minha pretensão.
Decidi então suspender o Doutoramento pelo menos por um ano (ainda não está oficializada esta minha decisão) e já comuniquei a minha decisão ao meu orientador. Acontece que, em conversa informal com outro professor, este me deu alguns caminhos a seguir.

Passo a explicar:

1. A minha área de formação é a Sociologia mas o Doutoramento é em Psicossociologia da Comunicação. Uma das crítícas da FCT foi que o projecto não se enquadrava com a área de concurso (Ciências da Comunicação), pelo que me aconselhavam a concorrer futuramente numa área mais adequada (Psicologia Social ou Sociologia). Posso concorrer noutra área para as BD da FCT mesmo continuando com o Doutoramento em Ciências da Comunicação ou terei que mudar de área científica também na universidade?

2. No ano passado, questionei o meu orientador (que é sociólogo) acerca da possibilidade de ter um co-orientador. O meu tema é pouco estudado em Portugal, e seguindo a perspectiva sociólogica não é de todo abordado. Ora, no Departamento de Psicologia da minha universidade encontra-se o grande investigador da minha temática, ainda que numa perspectiva diferente e foi essa a questão que fiz ao meu orientador, se não seria bom para o meu projecto ter como co-orientador este senhor. ao que ele me respondeu que não. Ora, esta dúvida atormenta-me. Ter como meus orientadores um sociólogo e um psicólogo ("pai" da minha área de estudo) não valorizaria o meu projecto e o tornaria mais credível para a FCT?

Posto isto, acrescento ainda que durante este ano de Doutoramento (sem qualquer motivação) fiz 2 artigos que aguardam publicação, tornei-me membro do Centro de Estudos de Comunicação Social e participo num projecto do mesmo. Quais julgam ser as minhas possibilidades de me ser concedida a bolsa este ano, caso concorra?

Ficarei grata por qualquer ajuda ou conselho que me possam dar... :oops:

Obrigada,
Filipa Fernandes
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Re: Doutoramento - Mais e mais indecisões...

Post by DC »

Olá,

"Posso concorrer noutra área para as BD da FCT mesmo continuando com o Doutoramento em Ciências da Comunicação ou terei que mudar de área científica também na universidade? "

Podes sempre... Tens é que ver se não vais ser prejudicada por isso... Podes ser avaliada por pessoas que não percebam a tua proposta e seres prejudicada por isso...

"Ter como meus orientadores um sociólogo e um psicólogo ("pai" da minha área de estudo) não valorizaria o meu projecto e o tornaria mais credível para a FCT?"

É assim.. Pessoalmente parece-me que sim, o que não me parece (seja porque razão fôr) é que o teu orientador não esteja para aí virado....

"Quais julgam ser as minhas possibilidades de me ser concedida a bolsa este ano, caso concorra?"

Se já tens mais curriculum claro que vão ser maiores, mas isso depende de área para área... Garantias raramente existem... Especial agora com Bolonha, onde é tudo muito cinzento...

Agora, o que me parece que não esteja aí tão bem é a tua motivação, ou melhor desmotivação... No doutoramento existem uma séria de acidentes de percurso que com desmotivação rapidamente podem levar à desistência do candidato...

Quanto à questão de servir apenas para carreira académica, depende muito das áreas, talvez na tua isso aconteça.... Nas ciências e tecnologias isso não é tão linear, já que alguma indústria (especialmente lá fora) é capaz de absorver os doutores (nem que seja pela possibilidade de os próprios doutores poderem começar as suas próprias empresas). Agora há áreas, que só mesmo para ensino (seja ele superior ou não).

Dadas as tuas hesitações acho sériamente devias pensar se queres mesmo ir para frente, se estás FORTEMENTE motivada para isso (leia-se, paixão e fé por aquilo que se está a fazer), e se queres fazer nessa instituição (Às vezes mudar instituição ou até mesmo de país faz-nos ver as coisas de outras perspectiva).
Last edited by DC on Thu Apr 30, 2009 2:40 pm, edited 1 time in total.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

Post by Tiago H. Silva »

Olá Filipa.

De facto, o modelo de Bolonha parece caminhar para que as pessoas passem pelos vários ciclos de ensino supeirior, não "saltando" nenhum. Assim, faz-se a licenciatura (1º ciclo), depois o mestrado (2º ciclo) e depois o doutoramento (3º ciclo).
No entanto, a lei continua a dar possibilidade a que ls licenciados sem mestrado concorrar e sejam aceites em doutoramento: a decisão será do conselho científico, tal como sempre aconteceu.
Como dizes, acredito que esse aspecto possa ter pesado na avaliação da tua candidatura a bolsa. Ainda assim, o facto de não terem considerado a tua pós-graduação terá tido influência negativa. Na candidatura indicaste que estavas a frequentar a pós-graduaão e quando estava previsto que terminasse? Fizeste recurso com base neste aspecto?

Relativamente ao que perguntas:
1 - Embora seja desejável que as áreas científicas coincidam tanto na universidade como na FCT, julgo que isso não é obrigatório, até porque várias vezes não existe essa coincidência. O que normalmente acontece é que na candidatura à FCT deves colocar a área que te parecer mais adequada, pois isso influencia na avaliação do plano de trabalhos. Além disso, poderá ter também influência na avaliação das condições de acolhimento: por exemplo, se o teu orientador for muito bom numa área (e terias a nota máxima) mas concorreres a uma área diferente, podes ter uma classificação inferior... Relativamente à área na Universidade, deves poder deixar como está. Se a comissão do teu departamento e o conselho científico da universidade aceitaram, estão está bem :)

2 -Aqui não te posso ajudar muito... Não é a minha área... Ainda assim, eu diria que se o co-orientador que pretendes é um dos "artistas" da área, o seu envolvimento devia contribuir para uma boa nota nas condições de acolhimento.
Pode ainda contribuir para uma boa nota no plano de trabalhos se ele te ajudar a escrever esse plano :)
No entanto, nestas questões de orientadores e co-orientadores, às vezes estabelece-se uma "luta de galos": a resposta negativa pode ser simplesmente porque ele não tem boa relação com a pessoa que pretendes como co-orientador ou porque tem receio que depois passasses a ser orientada apenas por essa pessoa. Mas são só palpites, que podem não ter qualquer fundamento: nem sequer sei de quem estás a falar...

3- Como enriqueceste o teu currículo este ano com os dois artigos (se os artigos já estiverem publicados, tanto melhor) e com a participação no projecto, deves melhorar a tua nota no mérito pessoal. Essa melhoria pode sr suficiente para teres bolsa. Um exercício que podes fazer é calcular o que precisavas de melhorar para teres bolsa se a linha de corte fosse igual á do ano passado. Pode ser uma boa referência, embora de ano para ano se possam alterar várias coisas, como a linha de corte (costuma variar), a nota do teu plano (mesmo que envies igual) e o teu mérito...
Como disse no início, o facto de não teres o mestrado podes ter influência, uma vez que a tua licenciatura é do modelo de Bolonha, mas como já tens a pós-graduação concluída, a tua nota deve aumentar.

Tiago
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

Post by Tiago H. Silva »

O DC lembra bem: a motivação é, de facto, muito importante para levar o doutoramento até ao fim. Passa-se por várias fases e é normal haver desmotivação a certas alturas, mas ela não pode ser total: se não for motivação pelo trabalho em si, que seja por brio profissional em honrar o que nos pagam ou simplesmente para mostrarmos (a nós próprios e ao mundo) que somos capazes. O importante é ser perseverante!

Quanto à utilidade do doutoramento, é de facto, muito discutível e depende como é encarado e dos teus objectivos.
Para os meus objectivos, o doutoramento é um requisito.
Mesmo que não seja um requisito, o doutoramento pode ser encarado como formação. A questão é como ele é mostrado ao potencial empregador. Um doutoramento pode ser demonstrador da capacidade de fazer planeamento de trabalho, de conduzir um trabalho até ao fim, de sistematização de ideias (escrita da tese), de capacidades de apresentação e comunicação, etc. Fora da comunidade científica, o tema específico da tese pode não ser muito importante, a não ser que seja algo de claro impacto na sociedade (mesmo que seja "só" um pequeno contributo) e que se consiga mostrar isso.

Tiago
Post Reply