Boa tarde a todos,
estive a ler vários tópicos sobre transferências de BD/desistências e gostava de ter uma opinião vossa. Eu sou Bolseiro de Doutoramento da FCT. Foi atribuída uma bolsa à instituição na qual estou a desenvolver a minha tese, eu concorri, e foi-me atribuída a BD. Portanto, não se trata de uma bolsa individual, mas sim de uma bolsa volante, que inicialmente foi atribuída à instituição e só depois a mim. Aos 7 meses de doutoramento, fui informado que o laboratório estava com problemas financeiros graves e que não havia dinheiro para continuar com o meu projecto. Passado pouco tempo, um dos meus orientadores (tenho dois) informou-me que iria mudar de instituição. Sugeriram-me que procurasse outra instituição, outro orientador e outro projecto para desenvolver, pensando sempre por uma transferência total da minha bolsa. Foi o que eu fiz, mas soube agora que a direcção da instituição não autoriza a saída da bolsa para outro local. Desta forma, procurei ficar sob supervisão do orientador que ainda fica na instituição e tentar fazer colaboração com outro local, com outro orientador externo, mas parece-me que a direcção também está a levantar problemas nesse aspecto. Toda esta situação é injusta e alheia à minha responsabilidade. Tenho algumas questões:
- Dado que esta bolsa é da FCT e que o contrato que eu tenho foi assinado com a FCT e não com a instituição (exactamente como se de uma bolsa individual se tratasse), será que a instituição onde estou actualmente me pode impedir a transferência da bolsa?
- Será que a única solução que tenho é a de procurar um consenso no estabelecimento de uma colaboração com outra instituição?
Obrigado.
Bolsa de Doutoramento: transferência
Re: Bolsa de Doutoramento: transferência
Olá,
"- Dado que esta bolsa é da FCT e que o contrato que eu tenho foi assinado com a FCT e não com a instituição (exactamente como se de uma bolsa individual se tratasse), será que a instituição onde estou actualmente me pode impedir a transferência da bolsa?"
Acho que devias expor a tua situação à FCT.... Pois só ela poderá responder isso...
Na minha opnião, essa é uma situação que te ultrapassa e tu não deves prejudicado por ela. Em últmo rescurso, poderias sempre desistir da tua bolsa e tentar outra, segundo me parece tu cumpriste com a tua parte contrato, a instituição é que não, por isso se houver quebra de contrato a culpa será sempre da instituição.
A transferência pode ser relativa, se a bolsa foi atribuida num determinado contexto, deves em conta que a bolsa deve cumprir esse contexto.
"- Dado que esta bolsa é da FCT e que o contrato que eu tenho foi assinado com a FCT e não com a instituição (exactamente como se de uma bolsa individual se tratasse), será que a instituição onde estou actualmente me pode impedir a transferência da bolsa?"
Acho que devias expor a tua situação à FCT.... Pois só ela poderá responder isso...
Na minha opnião, essa é uma situação que te ultrapassa e tu não deves prejudicado por ela. Em últmo rescurso, poderias sempre desistir da tua bolsa e tentar outra, segundo me parece tu cumpriste com a tua parte contrato, a instituição é que não, por isso se houver quebra de contrato a culpa será sempre da instituição.
A transferência pode ser relativa, se a bolsa foi atribuida num determinado contexto, deves em conta que a bolsa deve cumprir esse contexto.
Re: Bolsa de Doutoramento: transferência
Obrigado pela resposta.
Neste momento, o parecer que a FCT me deu é que a bolsa é minha, individual e não é da instituição. Uma vez que ainda não consegui efectuar a transferência para outro laboratório, apesar dos contactos que já fiz, alguém sabe como fica a situação de uma BD se eu me candidatar a um programa doutoral de Bolonha? Se, tendo de ficar um ano a fazer disciplinas e depois fazer rotações laboratoriais, a bolsa se mantém?
Neste momento, o parecer que a FCT me deu é que a bolsa é minha, individual e não é da instituição. Uma vez que ainda não consegui efectuar a transferência para outro laboratório, apesar dos contactos que já fiz, alguém sabe como fica a situação de uma BD se eu me candidatar a um programa doutoral de Bolonha? Se, tendo de ficar um ano a fazer disciplinas e depois fazer rotações laboratoriais, a bolsa se mantém?