Boas,
Não sou ainda bolseiro mas tenciono concorrer a uma bolsa de doutoramento agora na 2ª fase, embora tenha algumas dúvidas em relação ao sistema de avaliação.
Neste momento estou a trabalhar na tese de mestrado e obtive uns resultados que tanto podem ser publicados como patenteados, e os meus orientadores deram-me a escolher o que gostasse mais.
Uma vez que ainda não tenho nenhuma publicação, estou inseguro em relação ao resultado da candidatura e gostaria de saber o que pesa mais em termos de avaliação do candidato. Liguei hoje para a FCT mas não me souberam informar.
Alguém de vocês teve ou conhece quem tenha passado por uma situação semelhante?
Cumprimentos e desde já obrigado
Peso de patentes na avaliação pela FCT
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: Peso de patentes na avaliação pela FCT
Olá.
Do que se tem dito por aqui, na avaliação das candidaturas de bolsas poucas vezes consideram trabalhos submetidos para publicação, porque não há garantia que sejam aceites, podendo ser publicados em revistas com importância muito diferente...
Assim, mesmo que submetesses hoje, não acredito que tivesses resposta até à data de candidatura, embora umas revistas publiquem mais rápido do que outras, pelo que não sei se teria uma relevância significativa para a candidatura.
Deixei as patentes de fora, porque estas demoram muito mais tempo...
Em qualquer caso, como é melhor publicar agora do que depois, eu aconselharia a escolher a patente, porque esta não impede um artigo posterior. Podes, por exemplo, patentear a parte com maior interesse para aplicação industrial ou com maior relevância comercial, etc. Passado um tempo podes apostar num artigo sobre a parte mais científica do teu trabalho.
Boa sorte.
Tiago
Do que se tem dito por aqui, na avaliação das candidaturas de bolsas poucas vezes consideram trabalhos submetidos para publicação, porque não há garantia que sejam aceites, podendo ser publicados em revistas com importância muito diferente...
Assim, mesmo que submetesses hoje, não acredito que tivesses resposta até à data de candidatura, embora umas revistas publiquem mais rápido do que outras, pelo que não sei se teria uma relevância significativa para a candidatura.
Deixei as patentes de fora, porque estas demoram muito mais tempo...
Em qualquer caso, como é melhor publicar agora do que depois, eu aconselharia a escolher a patente, porque esta não impede um artigo posterior. Podes, por exemplo, patentear a parte com maior interesse para aplicação industrial ou com maior relevância comercial, etc. Passado um tempo podes apostar num artigo sobre a parte mais científica do teu trabalho.
Boa sorte.
Tiago