Page 1 of 1
Bolsa de Doutoramento - descriçao detalhada
Posted: Sun Jul 26, 2009 12:35 pm
by IBBC
Olá pessoal, podem dar uma ajudinha?
Na candidatura a Bolsa de Doutoramento da FCT, o que devemos escrever na "descrição detalhada"?
É nessa parte que se inclui a metodologia de investigação?
Re: Bolsa de Doutoramento - descriçao detalhada
Posted: Sun Jul 26, 2009 1:03 pm
by Jorge Nunes
Neste ponto deverás fazer uma descrição do delineamento experimental, da amostragem e das metodologias [campo (caso existam), laboratóriais (não esquecer as analíticas) e estatísticas).
Espero que ajude.
Jorge
Re: Bolsa de Doutoramento - descriçao detalhada
Posted: Sun Jul 26, 2009 2:14 pm
by IBBC
Obrigada pela resposta...mas a minha área é sociologia, é um pouco diferente!
Alguém me sabe dizer mais ou menos o que se deve escrever nessa parte?Temos de delinear já todo o plano de trabalhos do doutoramento? Ou seja,descrever as fases todas, desde a revisão bibliográfica até à escrita da tese?É nessa parte que devemos falar do método que queremos utilizar? (no meu caso é um estudo etnográfico...)
Desculpem, mas ando totalmente desconcentrada, isto de ter um mês para elaborar o projecto (o que vale é que já está um pouco adiantado...) e ter uma filha recém nascida não é uma boa combinação!
Re: Bolsa de Doutoramento - descriçao detalhada
Posted: Sun Jul 26, 2009 8:28 pm
by Jorge Nunes
Pelo que já li aqui no forum, se estiveres a conncorrer a uma BD para um progama doutoral Pós-Bolonha, já não é preciso apresentar plano de trabalhos. Se for esse o teu caso já não precisas de preocupar com isso.
Jorge
Re: Bolsa de Doutoramento - descriçao detalhada
Posted: Sun Jul 26, 2009 9:35 pm
by IBBC
Como assim?
A minha universidade (do Minho) já tem programa doutoral, mas eu tenho de apresentar na mesma o programa de trabalhos, certo? Senão, como saberiam em que consistia a minha investigação?
Obrigada
Re: Bolsa de Doutoramento - descriçao detalhada
Posted: Mon Jul 27, 2009 2:24 pm
by Jorge Nunes
IBBC
Não te sei dizer ao certo, pois já estou a concorrer a Pós-Doc, mas deixo aqui o link do tópico onde li aquilo que disse antes.
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... to+bolonha
Se calhar o melhor é ligares para a FCT (de preferência perto da hora de almoço, diz-me a experiência) e tirares isto que li a limpo, ou então envia uma PM (Private Mensage) às pessoas que afirmam aquilo que eu citei, pedindo informação mais completa.
Um abraço
Jorge
Re: Bolsa de Doutoramento - descriçao detalhada
Posted: Thu Jul 30, 2009 10:52 am
by carlosdasilva3
Defacto foi me dito isso quando liguei... Desta forma fiz a minha candidatura nestes termos e nao descrevi o meu plano de estudos pois estou a candidatar-me a um programa doutoral.
Mas de qualquer forma, aconselho-te a ligares e confirmar por uma segunda vez visto o Bolomha estar a dar dor de cabeca a muita gente....
Re: Bolsa de Doutoramento - descriçao detalhada
Posted: Mon Aug 24, 2009 10:49 pm
by ritabone
Olá
bem, isto está complicado. liguei para a FCT. expliquei que teria um programa doutoral e que só ia ter o programa de trabalhos no 1º ano, perguntei se teria q teria que apresentar um programa de trabalhos, sob pena de nao ser avaliada... insisti, ilustrando com os casos que já li aqui no forum, mas voltaram a repetir o mesmo
????alguem consegue perceber estas incongruências?
Re: Bolsa de Doutoramento - descriçao detalhada
Posted: Mon Aug 24, 2009 11:32 pm
by Pedro Miguel
Na minha opinião não tem lógica nenhuma não se apresentar programa de trabalhos, independentemente de ser programa doutoral ou não... É um dos critérios de avaliação de uma candidatura. Penso que os candidatos devem sempre apresentar um plano. Não esquecer que ao longo do doutoramento esse plano pode sofrer alterações, desde que haja o acordo do orientador.
Re: Bolsa de Doutoramento - descriçao detalhada
Posted: Tue Aug 25, 2009 12:00 am
by nowikissyou
Pedro Miguel wrote:Na minha opinião não tem lógica nenhuma não se apresentar programa de trabalhos, independentemente de ser programa doutoral ou não... É um dos critérios de avaliação de uma candidatura. Penso que os candidatos devem sempre apresentar um plano. Não esquecer que ao longo do doutoramento esse plano pode sofrer alterações, desde que haja o acordo do orientador.
Apesar de eu concordar contigo, é pena que com a entrada em vigor de Bolonha não se tenha promovido a ideia de que BEM ANTES de formalizar a candidatura, já deva haver suficiente interacção entre aluno e orientador para elaborar um plano de trabalhos provisório, passando a definitivo (com as alterações necessárias) no fim do primeiro ano, por exemplo.