Olá,
Agradecia ajuda no seguinte. Estou quase no fim do segundo ano de doutoramento e gostaria de pedir a suspensão da bolsa por um período de 6 meses.
Isto deve-se ao facto de o doutoramento não estar a correr como desejável, em parte devido ao não acompanhamento do meu orientador e também devido a uma série de problemas pessoais e familiares que tenho tido nos últimos tempos.
Este período de 6 meses serviria para 1 - explorar as possibilidade de mudar de orientador ou co-orientador dentro da mesma instituição 2 - evitar terminar 6 meses após o período de bolsa findos os 4 anos - situação quase inevitável dado o andamento dos trabalhos.
A minha questão é a seguinte: O que devo dizer à FCT (dado que não é uma situação contemplada no regulamento)? Já alguém esteve ou conhece uma situação parecida?
Muito obrigada,
Susana
suspensão da bolsa por 6 meses
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Middlesex University
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: suspensão da bolsa por 6 meses
Olá Susana.
Sei muito pouco sobre isto, mas vários colegas falaram aqui no fórum da suspenção da bolsa. Por exemplo, diziam que a FCT via com melhores olhos a suspensão do que o cancelamento, ou seja, se há um motivo que faça pensar no cancelamento da bolsa, parece que a FCT prefere que se suspenda e se pense melhor...
Assim, a suspensão não deverá ser o problema.
Quanto ao motivo que alegas para solicitar essa suspensão, eu diria para referir as questões pessoais e familiares. É que referir não acompanhamento do orientador pode ter consequências desagradáveis, porque essa é uma das obrigações do orientador. Se o acusas de não acompanhar, vais criar um atrito... A não ser que esse não acompanhamento seja reconhecido pelo orientador... neste último caso uma declaração conjunta ou uma tua apoiada pelo orientador deve resultar.
Já agora, é possível que a FCT queira uma declaração do orientador sobre a suspenção... Para todos os efeitos, é ele o responsável pelo teu percurso durante o doutoramento.
Tiago
Sei muito pouco sobre isto, mas vários colegas falaram aqui no fórum da suspenção da bolsa. Por exemplo, diziam que a FCT via com melhores olhos a suspensão do que o cancelamento, ou seja, se há um motivo que faça pensar no cancelamento da bolsa, parece que a FCT prefere que se suspenda e se pense melhor...
Assim, a suspensão não deverá ser o problema.
Quanto ao motivo que alegas para solicitar essa suspensão, eu diria para referir as questões pessoais e familiares. É que referir não acompanhamento do orientador pode ter consequências desagradáveis, porque essa é uma das obrigações do orientador. Se o acusas de não acompanhar, vais criar um atrito... A não ser que esse não acompanhamento seja reconhecido pelo orientador... neste último caso uma declaração conjunta ou uma tua apoiada pelo orientador deve resultar.
Já agora, é possível que a FCT queira uma declaração do orientador sobre a suspenção... Para todos os efeitos, é ele o responsável pelo teu percurso durante o doutoramento.
Tiago