Caros colegas,
gostava de saber se alguém já esteve na seguinte situação e pode aconselhar-me sobre como a resolver.
Sou bolseira de doutoramento (estou no meu 2º ano) e ao longo de todo o percurso tenho mantido actividade como docente. Os vencimentos decorrentes dessa actividade (pela qual tenho feito contribuições à Segurança Social) têm sido deduzidos do total da minha bolsa.
Fui mãe recentemente e fui informada pela FCT e pela Segurança Social que neste período devia optar por receber a bolsa por completo durante o periodo da minha licença ou receber um subsídio de maternidade da Segurança Social relativo ao trabalho como docente. Optei por receber a bolsa porque era mais vantajoso financeiramente. Recebi há pouco tempo várias prestações da bolsa e vi que ainda me estava a ser descontado o valor referente ao meu vencimento como docente. Telefonei para a FCT e informaram-me que teria de me dirigir à Segurança Social e solicitar o subsídio referente aos meus descontos, para o acumular com o valor da bolsa.
Já escrevi para a FCT solicitando esta informação por escrito, mas ainda não tive resposta. Estou com receio de que este não seja um procedimento correcto, mas entretanto estou a ser bastante prejudicada porque recebo pouco mais de metade da bolsa.
Desde já agradeço a vossa ajuda
Kalina Samardjieva
BD, docência e licença de maternidade
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: BD, docência e licença de maternidade
Olá.
Quando é que renovaste a tua bolsa? Se a renovaste após a entrada em vigor do novo regulamento (26 de Abril de 2009), não deveria haver redução da verba.
Quanto a pedires a diferença do dinheiro à Segurança Social, realmente seria melhor teres uma confirmação oficial da FCT, que são incrivelmente dificeis de conseguir. É estranho pedir o subsídio de maternidade (ou equivalente) a dois lados. No entanto, estarás a pedir o subsídio por coisas diferentes. À FCT pedes pela situação de bolseira; à Segurança Social pedes pela situação de docente. Assim, não deve ser incompatível...
Tiago
Quando é que renovaste a tua bolsa? Se a renovaste após a entrada em vigor do novo regulamento (26 de Abril de 2009), não deveria haver redução da verba.
Quanto a pedires a diferença do dinheiro à Segurança Social, realmente seria melhor teres uma confirmação oficial da FCT, que são incrivelmente dificeis de conseguir. É estranho pedir o subsídio de maternidade (ou equivalente) a dois lados. No entanto, estarás a pedir o subsídio por coisas diferentes. À FCT pedes pela situação de bolseira; à Segurança Social pedes pela situação de docente. Assim, não deve ser incompatível...
Tiago
Re: BD, docência e licença de maternidade
Olá Tiago,
Obrigada pela resposta. Eu concluí o primeiro ano em Março de 2008, depois ao fim de 8 meses do segundo ano decidi suspender a bolsa pela duração do primeiro semestre lectivo por causa dos acertos na bolsa. Assim o meu segundo ano acabava no fim de Julho, no entanto como entretanto fui mãe, a renovação da bolsa passou para o fim de Novembro. Complicado… De qualquer forma não beneficio do regulamento de 2009 e tanto quanto estou a perceber também não estou abrangida pelo de 2008, ainda.
Vou ver se consigo esclarecer as coisas outra vez através da Segurança Social, embora não esteja muito optimista porque já lá fui várias vezes e nem sempre obtive as mesmas informações.
Obrigada,
Kalina
Obrigada pela resposta. Eu concluí o primeiro ano em Março de 2008, depois ao fim de 8 meses do segundo ano decidi suspender a bolsa pela duração do primeiro semestre lectivo por causa dos acertos na bolsa. Assim o meu segundo ano acabava no fim de Julho, no entanto como entretanto fui mãe, a renovação da bolsa passou para o fim de Novembro. Complicado… De qualquer forma não beneficio do regulamento de 2009 e tanto quanto estou a perceber também não estou abrangida pelo de 2008, ainda.
Vou ver se consigo esclarecer as coisas outra vez através da Segurança Social, embora não esteja muito optimista porque já lá fui várias vezes e nem sempre obtive as mesmas informações.
Obrigada,
Kalina