Caros colegas,
gostava de saber se alguém já esteve na seguinte situação e pode aconselhar-me sobre como a resolver.
Sou bolseira de doutoramento (estou no meu 2º ano) e ao longo de todo o percurso tenho mantido actividade como docente. Os vencimentos decorrentes dessa actividade (pela qual tenho feito contribuições à Segurança Social) têm sido deduzidos do total da minha bolsa.
Fui mãe recentemente e fui informada pela FCT e pela Segurança Social que neste período devia optar por receber a bolsa por completo durante o periodo da minha licença ou receber um subsídio de maternidade da Segurança Social relativo ao trabalho como docente. Optei por receber a bolsa porque era mais vantajoso financeiramente. Recebi há pouco tempo várias prestações da bolsa e vi que ainda me estava a ser descontado o valor referente ao meu vencimento como docente. Telefonei para a FCT e informaram-me que teria de me dirigir à Segurança Social e solicitar o subsídio referente aos meus descontos, para o acumular com o valor da bolsa.
Já escrevi para a FCT solicitando esta informação por escrito, mas ainda não tive resposta. Estou com receio de que este não seja um procedimento correcto, mas entretanto estou a ser bastante prejudicada porque recebo pouco mais de metade da bolsa.
Desde já agradeço a vossa ajuda
Kalina Samardjieva
BD, docência e licença de maternidade
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: BD, docência e licença de maternidade
Olá.
Quando é que renovaste a tua bolsa? Se a renovaste após a entrada em vigor do novo regulamento (26 de Abril de 2009), não deveria haver redução da verba.