Mudar bolsa portuguesa para bolsa mista

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
claudiasantos_malta
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: CIBIO/UP

Mudar bolsa portuguesa para bolsa mista

Post by claudiasantos_malta »

Olá a todos,

Já pesquisei sobre este tema no vosso site, mas como são tópicos antigos gostaria de saber a vossa opinião em relação a este assunto:
Ganhei uma bolsa portuguesa de doutoramento neste 2º painel de avaliação. Era suposto ter concorrido a uma bolsa mista, fiz todos os contactos com a instituição estrangeira, mas nos últimos dias de lacrar a candidatura o meu co-orientador estrangeiro ficou incontactavel e ele trocou o dia de lacrar e associou-se à candidatura já no dia a seguir a ter acabado o prazo, ou seja no dia 2 quando o prazo tinha aspirado dia 1 de Setembro (coisa que achei que não fosse possivel).
Com medo de a candidatura a bolsa mista puder não ser avaliada por nao conter os dados relativos à instituição estrangeira nem à associação do co-orientador, eu o meu orientador português decidimos a 2 horas de aspirar o prazo deixar o projecto como estava (com estadia na Holanda, sem definir o tempo) mas como bolsa portuguesa.

Já falei com a FCT pelo telefone e dizem que não se pode fazer mais nada. No entanto, eu e os meus orientadores (do estrangeiro também) estamos a fazer uma exposição á FCT por escrito. Não custa nada tentar e era mesmo essencial passar estes primeiros tempos no estrangeiro para adquirir o conhecimento necessário à execução do projecto.

Acham que vai ter resposta afirmativa uma 2 avaliação para mista?
O co-orientador já foi avaliado na mesma para bolsa portuguesa, portanto a nota provavelmente será a mesma.

Obrigada,
Cláudia Santos
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Mudar bolsa portuguesa para bolsa mista

Post by Tiago H. Silva »

Olá Cláudia.

De facto, não custa nada tentar. Quem te respondeu na FCT terá as informações gerais, mas as exposições devem ser lidas pela direcção do departamento, imagino eu.
Em qualquer caso, acho difícil porque não estou a ver que ocorra uma segunda avaliação. Os períodos de concurso estão bem identificados e a avaliação é feita por paineis constituídos para o efeito e não pela FCT. Assim, teriam de constituir um painel para avaliar a vosso pedido de alteração. Claro que poderiam utilizar o painel de recurso, mas estariam a misturar situações e acho difícil que aconteça.
Por outro lado, a alteração da actual bolsa nacional para bolsa mista corresponde a um aumento significativo do custo, atendendo a que a bolsa no estrangeiro é muito superior à bolsa nacional e se houver pagamento de propinas no estrangeiro, estas também podem ser bastante superiores às nacionais (o limite pago pela FCT no estrangeiro são 12500 euros e em Portugal são 2750 euros).

Uma possibilidade que tens com a bolsa nacional é a realização de actividades no estrangeiro em períodos até 3 meses em cada ano de bolsa. Esta não será uma boa possibilidade para ultrapassares a dificuldade actual?

Boa sorte.

Tiago
claudiasantos_malta
recém-chegado
recém-chegado

Sim..em todo o caso essa será uma possibilidade, mas fazer 3 meses não é a mesma coisa que trabalhar 1 ano nessa entidade..
Obrigada,

Saudações,
Cláudia Santos
joaopinto
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FCTUC

Post by joaopinto »

Eu estou numa situação semelhante. Tive que ficar com uma bolsa Portuguesa, mas na realidade o trabalho é semelhante a uma mista.

O grande problema que se põe nestes casos é o valor que a FCT paga para deslocações ao estrangeiro. Passar 3 meses "lá fora" de "visita" sai bastante caro ao bolseiro. Isto porque a FCT só paga um máximo por mês que na maior parte dos casos não é suficiente.

Não esquecer que, se o bolseiro não vive no país estrangeiro e se desloca esporadicamente (por 1 mês a título de exemplo), têm de pagar custos como viagens, etc.. e fica muito mais dispendioso do que a alternativa de viver no país de acolhimento.

No meu caso, ficar 2 semanas em Paris (em quarto alugado a valor super-económico) começa a "roçar" nos limites do aceitável... mais tempo só com patrocínio de projectos fora da bolsa... o que é INADMISSÍVEL.

Será que isso pode comprometer o trabalho do bolseiro?... bem, na minha última deslocação o objectivo era ficar 3 semanas... mas só fiquei 2.

Cumprimentos a todos,

João Pinto
claudiasantos_malta
recém-chegado
recém-chegado

Olá João,
Na verdade o problema não é só o dinheiro, mas também a aceitação na instituição estrangeira quando com uma bolsa portuguesa não paga as bench fees, o que a instituição estrageira lucra é nada ou tem de pagar ela própria as minhas propinas..A minha intenção era mesmo ficar 2 anos consecutivos na Holanda..trabalhar no grupo estrangeiro..isso seria optimo..

Li uma coisa algures mas não sei se é verdade..que para o ano podemos concorrer de novo, mas desta a uma bolsa mista e se conseguirmos nao renovamos esta que já nos foi concedida e mudamos..claro que um ano já está feito..o que significa que so poderemos gastar mais 3...Será verdade isso?

Boa sorte
Cláudia Santos
Post Reply