Page 1 of 1
study permit - declaração de capacidade financeira
Posted: Wed Nov 11, 2009 2:17 pm
by Tiago H. Silva
Olá a todos.
Gostaria de pedir a ajuda dos colegas no estrangeiro, sobretudo os que se encontram nos EUA ou Canadá, para o esclarecimento de aspectos relacionados com o study permit e declaração de capacidade financeira.
Aparentemente, algum bolseiros estão a ter dificuldades com as instituições financeiras para obterem a declaração de capacidade financeira necessária para obterem o study permit para os EUA e Canadá (e outros?). Em alguns casos, essa declaração é "equiparada" a uma garantia bancária, podendo ter custos muito significativos (da ordem dos 200 euros).
Assim, gostaria de pedir aos colegas que tiveram necessidade de obter esta declaração de capacidade financeira para relatarem aqui como foi o decorrer do seu processo, nomeadamente sobre a facilidade em obter a declaração e sobre o custo envolvido.
Obrigado.
Tiago
Re: study permit - declaração de capacidade financeira
Posted: Thu Nov 12, 2009 4:29 pm
by nowikissyou
Olá Tiago,
Desculpa, mas para os EUA não estou a ver o que seja o "study permit".
O que acontece normalmente é a instituição de acolhimento (nos EUA) tratar do processo e enviar-te a documentação relativa à imigração (se quiseres mais dados eu posso dar-te alguns links). Quando vais à Embaixada para pedir o visto tens de levar documentação que certifique (de algum modo...) que tens capacidade financeira para "sobreviver" nos EUA (um valor aproximado das despesas anuais é-te fornecido pela inst. de acolhimento num dos documentos).
Se te tiver sido oferecido um posição na inst. de acolhimento (TA, RA), o valor que vais receber costuma ser suficiente para cobrir as despesas, pelo que basta apresentares essa carta de aceitação.
Presumo que se fores bolseiro FCT consigas arranjar uma declaração (em inglês) que indique claramente o valor que vais receber + a possibilidade de reembolso das propinas até 12,500€.
Caso contrário, um extracto chorudo do banco e/ou cópias do teu IRS e/ou do teu agregado familiar também servem.
Se conseguires uma carta do teu banco, tanto melhor, mas não estou a ver como arranjar a carta sem ter uma fonte financeira, e nesse caso, porque não apresentar a fonte directamente?
O que refiro acima aplica-se a períodos de estudo longos (mais de 3 meses, salvo erro) e a vistos J-1 ou F-1.
Re: study permit - declaração de capacidade financeira
Posted: Fri Nov 13, 2009 10:56 am
by Tiago H. Silva
Olá.
Obrigado pela resposta.
A designação "study permit" foi a que recebi da parte de um bolseiro (ou seu familiar, não sei), dando conta das dificuldades que referi.
Pelo que percebo da tua resposta, a demonstração da capacidade financeira poderá ser feita pelo próprio, com documentos da bolsa a receber, ou do ordenado a receber na instituição, saldos bancários ou IRS, sem ser necessário a tal declaração do banco. Isso é porreiro, porque pode evitar gastos desnecessários em declarações dos bancos: é que estes tipos dos bancos gostam de cobrar por tudo e por nada...
Também me parece lógico que possa ser o próprio a demonstrar a capacidade financeira, mas às vezes algumas instituições deixam a lógica de lado e querem é que se apresente um determinado documento. Enfim...
Isto já deve ajudar os colegas. Obrigado.
Tiago
Re: study permit - declaração de capacidade financeira
Posted: Fri Nov 13, 2009 1:52 pm
by nowikissyou
From
http://travel.state.gov/visa/temp/types ... l#required:
Financial evidence that shows you or your parents who are sponsoring you have sufficient funds to cover your tuition and living expenses during the period of your intended study. For example, if you or your sponsor is a salaried employee, please bring income tax documents and original bank books and/or statements. If you or your sponsor own a business, please bring business registration, licenses, etc., and tax documents, as well as original bank books and/or statements.
From
http://portugal.usembassy.gov/non-immig ... interview/:
Information regarding your financial solvency and ties to your country of residence. This may include documents regarding your current employment, tax statement, ownership of property, legal status in Portugal, and any other documents that demonstrate strong familial, social, and economic ties to Portugal