SSV e IRS - BD no estrangeiro

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
hf_araujo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: King's College London

SSV e IRS - BD no estrangeiro

Post by hf_araujo »

Boa tarde,

Apesar das diversas informacoes no forum nao consegui encontrar resposta para as minhas duvidas. Tenho uma BD na Inglaterra iniciada em Maio de 2009, e neste momento a minha morada oficial no BI continua a ser em Portugal.

Existem vantagem em se inscrever no SSV quem está a efectuar douturamento no estrangeiro?
Li aqui no foram que poderei solicitar a inscricao no SSV no consulado. Para fazer este pedido no consulado terei que alterar a minha morada para a morada inglesa?
Apos o pedido efectuado como procedirei ao pagamento mensal do SSV? Efectuarei o pagamento aqui na Inglaterra, ou terem que pedir a alguem que pague em meu nome em Portugal?

No caso de ter que alterar a morada, quais as implicacoes que isso tera relativamente a declaracao de IRS? No mes de Janeiro de 2009 estava empregado, pelo que terei de fazer declaracao de IRS em 2010.
E como já estive empregado li no forum que seria melhor continuar a declarar IRS, mesmo sendo 0.00€, em 2011, ... Qual a implicacao da alteracao da morada nesta situcao?

(Peco desculpa pela falta de acentuacao no texto, mas estou a escrever num teclado EN-GB)
Isabel
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ua.pt

Re: SSV e IRS - BD no estrangeiro

Post by Isabel »

Olá hf_araujo,

O teu pagamento de bolsa é de uma entidade Portuguesa, e os teus dados (fiscais, SS, etc), são de Portugal. Logo a tua morada, etc, mantém-se a portuguesa. Não creio que pudesses fazer descontos SSV com residência oficial no estrangeiro.

É possível que no Consulado te peçam uma morada inglesa - não sei como é a legislação inglesa relativamente a estancias aí no país, se terás de te registar, ou outro. Essas informações dar-te-ão no Consulado.... é melhor tirares aí as dúvidas.

O pagamento podes efectuá-lo desde Inglaterra, por internet. Suponho que a maioria dos bancos portugueses dispõem desse serviço pelo homebanking (CGD e Montepio pelo menos, sim). Tem apenas atenção para não te atrasares nos pagamentos, senão é devido o cobro de juros.

Em relação ao SSV valer ou não a pena, depende da interpretação de cada um. Há aqui no forum 1 ou mais posts sobre o assunto.

Relativamente a IRS etc, podes também entrar em contacto com os serviços directamente; a minha experiência pessoal é tanto dos serviços de Finanças como SS responderem em prazos decentes.
Post Reply