pré-bolonha vs. pós-bolonha

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
Carolina Lima
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do algarve

pré-bolonha vs. pós-bolonha

Post by Carolina Lima »

Olá, será que alguém me pode ajudar com a seguinte questão:

Sou formada em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve e obtive como média de final de curso dos 5 anos 15,3. No entanto, durante o meu último ano na universidade (quando já estava a escrever a minha tese de final de curso) foi implementadado o novo sistema do Processo de Bolonha e deram-me a opção de pagar mais um ano de propinas e ficar com uma equivalência ao mestrado de Bolonha, e como na altura parecia o mais acertado a fazer (também a informação era pouca) optei pelas equivalências por Bolonha (3 + 2 anos). Entretanto este ano concorri à bolsa de doutoramento convecida que iriam considerar a minha média como 15, qual não foi a minha surpresa quando me colocaram na categoria de 2,5 (licenciatura de 14 + mestrado de 17). Fiquei devastada pois se não tivesse optado por Bolonha, neste momento teria conseguido a bolsa pois estaria na categoria de 3,5. Não consigo perceber como funcionam estes critérios de avaliação uma vez que pela licenciatura antiga teria no mínimo 3,5, agora por uma opção estúpida e exactamente com as mesmas notas, tive 14 + 17 e desci uma categoria. Será que alguém me pode informar se vale a pena argumentar em recurso e de que forma?

Obrigado

Carolina
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: pré-bolonha vs. pós-bolonha

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

O mestrado não é mestrado integrado, pois não?
Com as equivalências, com que notas é que ficaste? Foram as indicadas: 14 na licenciatura e 17 no mestrado?
Se sim, então a classificação está de acordo com o guião...
No entanto, isso não significa que não possas recorrer. Podes fazê-lo, alegando que não consideras justa a classificação atribuída, pelos argumentos que indicaste, indicando por exemplo, que a tua classificação de mestrado é significativamente superior ao 14 indicado na base de referência no guião (ou seja, se tivesses 15 no mestrado terias exactamente a mesma nota).
Olha também para os outros pontos (plano de trabalhos e condições de acolhimento) e se não considerares as classificações justas, reclama também.
Tenta!

Boa sorte.
Tiago
Carolina Lima
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do algarve

Re: pré-bolonha vs. pós-bolonha

Post by Carolina Lima »

Obrigado Tiago!

Vou preparar o recurso.

Abraço,