Page 1 of 1
Mista ou nacional?!
Posted: Fri Jan 22, 2010 7:00 pm
by teacher2
Preciso de uma informação básica sobre a opção bolsa mista ou nacional. Estou a tirar o doutoramento em Santiago de Compostela, e conto também com uma co-orientadora de uma universidade portuguesa. Não tenho interesse em passar nenhum período em Santiago de Compostela durante o desenvolvimento do plano de trabalhos. Neste caso, posso optar por bolsa nacional? Quando vi os 3 tipos de bolsa (Portugal, estrangeiro ou mista) achava que como a instituição que atribui o grau é estrangeira e eu pretendo desenvolver o plano de trabalhos em Portugal, a designação "mista" fazia mais sentido, mas depois de ter visto tanta discussão sobre este tópico fiquei confusa. Posso ter bolsa nacional sendo a instituição e o orientador estrangeiros? Obrigada.
Re: Mista ou nacional?!
Posted: Mon Jan 25, 2010 2:52 pm
by Tiago H. Silva
Olá.
Se a instituição que atribui o grau é estrangeira, parece-me que as opções para bolsa são mista ou no estrangeiro...
Como pretendes passar a maioria do tempo em Portugal, então a bolsa mista parece-me a mais indicada.
Acho curioso que a instituição estrangeira vá atribuir o grau e não tenhas de ir lá tempo nenhum... Estuda bem as regras das propinas nestes casos. Como a instituição estrangeira atribui o grau, deve querer propinas, mas se passares o ano todo em Portugal, não sei se pagam esse ano...
Estuda os regulamentos e FAQ de bolsas da FCT...
Tiago
Re: Mista ou nacional?!
Posted: Fri Jan 29, 2010 3:37 pm
by teacher2
Quando entrei no Doutoramento em Santiago de Compostela, foi-me dada equivalência ao mestrado que tirei em Portugal, por isso não tenho de assistir a aulas lá. Já vou iniciar a etapa da tese, pelo que só precisarei de me deslocar a Santiago quando tiver de reunir com o meu orientador. De resto, todo o trabalho de investigação é realizado em Portugal. A minha dúvida é se posso pedir bolsa nacional sendo a instituição estrangeira. Como não pretendo passar qualquer período em Espanha, a bolsa mista não me parece lógico pois obriga-me a definir períodos de permanência no estrangeiro, que não pretendo concretizar. E mesmo que precise a bolsa nacional permite-me passar no estrangeiro até 3 meses. Mas será que posso pedir bolsa nacional, sendo a universidade espanhola? Alguém sabe?