Page 1 of 1
muitas perguntas duma novata sobre candidatura a BD
Posted: Thu Feb 04, 2010 6:43 pm
by pipeta
Olá a todos!
Fiz uma pesquisa ao fórum, mas como não encontrei respostas cá vai o meu primeiro post...
Quando fui fazer a tese de mestrado numa Univ na Bélgica, eles propuseram-me um projecto de doutoramento, sob a condição de eu conseguir financiamento...e cá vou eu concorrer à bela da BD da FCT! Mas tenho uma série de dúvidas.
Então cá vai:
Licenciei-me (pós-bolonha) com média de 14 e fiz um mestrado com média de 17. Estive a ver o guia de avaliação da FCT, mas não percebi em que categoria de pontuação caio... 3.5? A nota do mestrado conta para quê?
Tenho submetidos ou a submeter 3 papers como co-autora e 1 como autora principal. Não sei se todos os papers vão estar in press até Junho, mas até Setembro de certeza que sim. Por isso, estava a pensar em concorrer só em segunda fase para ter mais essa benesse. Deixar passar a 1ª fase e concorrer em 2ª reduz as chances de ter bolsa?
Posso concorrer em ciências do ambiente e ciências agronómicas, uma vez que o tema se adequa às duas. Qual das áreas tem "menos concorrência"?
Como é que eu sei qual é a pontuação da minha universidade de acolhimento e do meu orientador? As instituições estrangeiras também estão tabeladas para consulta?
Aquando da candidatura a bolsa, é necessário comprovar que estamos aceites oficialmente pela universidade (isto é, que nos candidatamos e fomos aceites lá) ou basta a aceitação do orientador?
E quando tempo é necessário deixar passar entre os resultados das candidaturas à bolsa e o começo do doutoramento?
Muito obrigado desde já pela vossa ajuda!
Re: muitas perguntas duma novata sobre candidatura a BD
Posted: Thu Feb 04, 2010 8:41 pm
by nowikissyou
Olá,
Se de facto pesquisaste o fórum, de certeza que viste vários posts relativos às pontuações a atribuir para candidatos pré/pós-Bolonha e alguns testemunhos de colegas em várias áreas. Candidata-te primeiro e preocupa-te com as pontuações depois de saírem os resultados (caso te sejam desfavoráveis, claro está).
Não há nenhuma penalização em concorrer na segunda fase. A única restrição é a data de início da bolsa (passa de Outubro para Janeiro, salvo erro).
Não te baseies no nível de competição das áreas. Concorre naquela que mais se adequa ao programa de trabalhos que vais propor. Se o painel achar que a tua candidatura foi submetida na área errada (ainda que seja de algum modo relacionada), presumo que a tua candidatura seja considerada inválida. De qualquer modo, podes pesquisar no fórum novamente e ver as linhas de corte de anos anteriores.
As três pontuações aparecem na tua página do FCTSIG quando os resultados forem publicados. Normalmente não são dados os valores numéricos dos componentes (orientador e instituição) separadamente, mas costumam haver comentários que te podem dar uma ideia. Apenas existe uma tabela para (algumas) instituições nacionais.
Acho que é necessária aceitação por parte do orientador e da instituição de acolhimento (e da que efectivamente te vai atribuir o grau, caso seja diferente). Mas podes consultar o regulamento e tirar a limpo.
Novamente podes ver o regulamento para confirmar as datas de início, mas acho que são 1 de Outubro e 1 de Janeiro para cada fase. Nota que que eventualmente podem haver atrasos no processamento, mas recebes retroactivamente a totalidade.
Boa sorte.
Re: muitas perguntas duma novata sobre candidatura a BD
Posted: Thu Feb 04, 2010 9:27 pm
by pipeta
Obrigado pela resposta!
O meu projecto de doutoramento encaixa em ambas as áreas, creio, daí a minha questão. Tentei achar a linha corte de anos anteriores mas a pesquisa não me deu resultados.
Então, se não são conhecidas as avaliações de todas as instituições, como é que o pretendente a bolseiro pode, por exemplo, alegar uma substimação da pontuação dada nesse campo em caso de recurso?
Sim, encontrei alguns posts sobre a questão das notas dos mestrados.. se calhar percebi mas não quis acreditar. Ter mestrado, independentemente da nota, é o que conta. É isso?
Perguntei acerca das diferenças entre as duas fases porque pensei que talvez a segunda fase tivesse menos disponibilidade financeira o que limitasse o número de bolsas a atribuir.
Re: muitas perguntas duma novata sobre candidatura a BD
Posted: Sat Feb 06, 2010 2:01 am
by nowikissyou
Vê:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3056
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=2586
No segundo link encontras mais links para anos anteriores.
As alegações do recurso têm de ser fundamentadas por ti, ou seja, compete-te argumentar da maneira que achares melhor.
O mestrado (e a respectiva nota) têm sido contabilizados, mas presumo que dependa da área científica, da univ. de origem, etc. Ao fim e ao cabo o painel tem poder para se desviar da tabela, desde que justificadamente.
As duas fases são combinadas, ou seja, a linha de corte é a mesma para ambos. O que pode acontecer é ficares numa
greylist pendente dos resultados da segunda fase, caso concorras na primeira.
Re: muitas perguntas duma novata sobre candidatura a BD
Posted: Mon Feb 08, 2010 11:10 am
by D_Little_B
pipeta wrote:Aquando da candidatura a bolsa, é necessário comprovar que estamos aceites oficialmente pela universidade (isto é, que nos candidatamos e fomos aceites lá) ou basta a aceitação do orientador?
Aquando da candidatura só precisas ter a aceitação do orientador, não sendo porém necessária uma declaração assinada. O que o teu orientador precisa é de estar registado no FCTSIG (o sistema de informação da FCT) e associar-se à tua candidatura (no formulário estão as instruções que tens de lhe transmitir para esse efeito).
Re: muitas perguntas duma novata sobre candidatura a BD
Posted: Mon Feb 08, 2010 11:30 am
by D_Little_B
pipeta wrote:Licenciei-me (pós-bolonha) com média de 14 e fiz um mestrado com média de 17. Estive a ver o guia de avaliação da FCT, mas não percebi em que categoria de pontuação caio... 3.5? A nota do mestrado conta para quê?
Um mistério. Para algumas áreas, já me constou que existe um guião não-público com regras especificamente para planos de estudos pós-bolonha (que, grosso modo, consistem em fazer uma média ponderada -- 60% nota lic + 40% nota mestrado). Pode ser que o guião para a chamada de 2010 seja mais claro nesse sentido.
pipeta wrote:Tenho submetidos ou a submeter 3 papers como co-autora e 1 como autora principal. Não sei se todos os papers vão estar in press até Junho, mas até Setembro de certeza que sim. Por isso, estava a pensar em concorrer só em segunda fase para ter mais essa benesse. Deixar passar a 1ª fase e concorrer em 2ª reduz as chances de ter bolsa?
Com a miséria que, ao que consta e por experiência própria, contam os papers, eu aconselhar-te-ia para te candidatares na 1.ª fase. E atenta que, a partir do momento que o paper esteja "aceite para publicação" é citável e passível de constar do teu CV como tal.
pipeta wrote:Posso concorrer em ciências do ambiente e ciências agronómicas, uma vez que o tema se adequa às duas. Qual das áreas tem "menos concorrência"?
O tópico
Bolsas 2009, 1ª fase / 2ª fase - Resumo Estatístico seria o sítio onde essa info poderia estar, mas para esses áreas ninguém a forneceu.
pipeta wrote:E quando tempo é necessário deixar passar entre os resultados das candidaturas à bolsa e o começo do doutoramento?
Não sei se percebo bem a tua pergunta, mas não
tens propriamente de dar nenhum tempo. Há apenas duas coisas:
1. tens a restrição de só poderes começar o teu plano de trabalhos em Outubro 2010 ou Janeiro 2011 (consoante te candidates na 1.ª ou na 2.ª fase)
2. depois de a candidatura aceite, só podes lacrar o processo com os documentos quando tiveres uma declaração da instituição que confere o grau em como és aceite como aluna de doutoramento, e isso condiciona a data de início do teu doutoramento (podes ter de alterar a data que forneceste na candidatura).