Dúvidas sobre acumulações

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
jorgemarques
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FLUC

Dúvidas sobre acumulações

Post by jorgemarques »

Bom dia,

Antes de mais, parabéns pela criação deste fórum que, devido a alguma falta de informação precisa, será muito útil.

Consegui a bolsa de doutoramento (BD) este ano (Concorri na 1ª fase mas só após os resultados da 2ª é que me foi concedida) e gostaria de saber se alguém me poderá ajudar a esclarecer as seguintes dúvidas:

- A data de concessão da bolsa, no meu caso, poderá ser até data não anterior a 01/01/2011. É possível solicitar a concessão da bolsa a partir de 01/01/2011, mesmo tendo uma actividade remunerada como docente a tempo integral no ensino superior até Fevereiro? Ou, neste, caso só poderei solicitar a bolsa depois de cancelar o vínculo contratual com a entidade externa (onde sou docente).

- Se eu desejar manter actividade profissional (docência),quantas horas de docência em entidades externas podemos acumular no total sem prejuizo do valor da bolsa? Há algum diploma específco? (não consegui encontrar até á data)

Agradeço desde já a atenção.

Cumprimentos,
Jorge Marques
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Re: Dúvidas sobre acumulações

Post by DC »

"- A data de concessão da bolsa, no meu caso, poderá ser até data não anterior a 01/01/2011. É possível solicitar a concessão da bolsa a partir de 01/01/2011, mesmo tendo uma actividade remunerada como docente a tempo integral no ensino superior até Fevereiro? Ou, neste, caso só poderei solicitar a bolsa depois de cancelar o vínculo contratual com a entidade externa (onde sou docente)."

Olha, confesso que não sei. Mas porque não adias o ínicio da bolsa um mês? Evitas dúvidas e acabas por ter mais um mês no fim da bolsa.

"- Se eu desejar manter actividade profissional (docência),quantas horas de docência em entidades externas podemos acumular no total sem prejuizo do valor da bolsa? Há algum diploma específco? (não consegui encontrar até á data)"

Tanto quanto sei, depende muito do parecer do orientador. No entanto, segundo a última informação que obtive na loja do Cientista algures em Setembro foi : "a média anual não pode ser superior as 6 horas semanais, pelos novos contratos, mais do que isso e a bolsa é cancelada"
mirsa
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FCTUC

Post by mirsa »

De facto também já ouvi de várias fontes dizerem que o limite é 6 horas semanais mas também não percebo de onde vem esse informação.
Era necessário que isso estivesse explicito no regulamento que apenas abre excepção para o exercício de docência, não concretizando limites.
jorgemarques
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FLUC

Post by jorgemarques »

Boa tarde,

Após ter colocado o tópico com a dúvida sobre acumulações e data de contrato, já consegui um esclarecimento da FCT relativamente à acumulação: posso acumular até ao máximo de 4 horas.

Cumps
JM
crmartins
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: FPCEUC

Post by crmartins »

Eu tb tinha a informação das seis horas semanais.

bom trabalho a todos!
Post Reply