Page 1 of 1
Converter PhD em mestrado ou desistir por questões pessoais?
Posted: Fri May 27, 2011 11:39 am
by anacandido
Iniciei o meu doutoramento em jan 2007, mas tive de suspendê-lo desde 1 Jul 2010 por estar a atravessar uma separação complicada, envolvendo uma criança. A universidade a que pertenço (Aberdeen) é muito rigorosa em termos de data de submissão do doutoramento e estou agora perante a decisão de converter o PhD num mestrado, num PhD part-time ou simplesmente desistir. A situação financeira é um problema. Tinha 6 meses de bolsa ainda mas a FCT aceitaria melhor (ou não aceita de todo) converter o PhD ou desistir com base nos meus problemas pessoais (e de saúde)? Qual é a probabilidade de ter de reembolsar a FCT de tudo o que me foi pago até agora?
Obrigada, Ana
Re: Converter PhD em mestrado ou desistir por questões pesso
Posted: Fri May 27, 2011 1:06 pm
by spca
Se não houver nenhum pormenor grave na história que não tenhas aqui contado, acho que a probabilidade de teres de reembolsar a FCT é nula em caso de desistência.
Ainda mais por uma desistência provocada por problemas de saúde (não sei se teus ou do teu filho), devidamente comprovada por declaração médica.
Seja como for, parece-me que era melhor converteres o PhD em mestrado, se isso te é possível. Ao menos ficavas com alguma coisa e tinhas também algo para mostrar à FCT, em vez de pura e simplesmente desistir.
Do Estatuto do Bolseiro:
Artigo 18º
Sanções
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... o.phtml.pt
1 O incumprimento reiterado e grave por parte da entidade acolhedora implica a proibição de receber novos bolseiros durante um período de um a dois anos.
2 No caso de incumprimento reiterado e grave por parte do bolseiro, a entidade financiadora tem direito a exigir a restituição das importâncias atribuídas.
3 Não se considera incumprimento a desistência, por parte do bolseiro, desde que notificada à entidade acolhedora e ou financiadora até 30 dias antes da pretendida cessação.
4 A decisão de aplicação das sanções a que se referem os nº 1 e 2 do presente artigo compete ao ministro responsável pela política científica, ouvido o painel consultivo.
Re: Converter PhD em mestrado ou desistir por questões pesso
Posted: Sat May 28, 2011 12:15 pm
by spca
Não sei o que significa nessa universidade o "PhD part-time". Se for uma coisa que te permita trabalhar no PhD os 6 meses que faltam de bolsa e concluí-lo, com certeza a FCT não se importará - mas ao fim dos 6 meses de bolsa também não te dará mais dinheiro.
Mas creio que o melhor será contactares a FCT e expores a situação. Se suspendeste a bolsa em Jul 2010 (ou seja, não andaste a receber meses de bolsa sem pôr os pés no PhD) não tens nada a temer em termos de ter de devolver dinheiro, pelos artigos que apresentei na msg anterior. Na pior das hipóteses pura e simplesmente desistes, o que não é considerado incumprimento...
E será que, envolvendo situações médicas, a univ. não aceitava prolongares o PhD os 6 meses que faltam?
Boa sorte.
Re: Converter PhD em mestrado ou desistir por questões pesso
Posted: Mon May 30, 2011 11:11 am
by anacandido
Muito obrigada pelas informações/opinião. Pedi a uma amiga que falasse junto da FCT e eles disseram algo semelhante. Como estavam já a par da minha situação e efectivamente não recebo bolsa desde Julho, apresentando um atestado/carta do médico, e obviamente do meu orientador, à partida não devo ter problema se decidir desistir do doutoramento.
Obrigada, Ana