Page 1 of 1
E se não terminar a tese?
Posted: Tue Sep 13, 2011 11:31 am
by outrobolseiro
Viva.
A pergunta que faço é muito delicada.
Tive uma bolsa de doutoramento dav FCT (a instituição é a FCUL). A tese de doutoramento 80% terminada, já recebi os 4 anos da bolsa.
Estou no 5º ano, mas grandes mudanças na minha vida pessoal podem fazer com que eu nunca mais termine a tese.
O meu receio é qual é a consequência que isso pode ter: vou ter que devolver o montante da bolsa por inteiro?!
Obrigado,
Re: E se não terminar a tese?
Posted: Tue Sep 13, 2011 4:23 pm
by SUSYmodel
...
Re: E se não terminar a tese?
Posted: Tue Sep 13, 2011 11:32 pm
by spca
O que te poderá acontecer é teres de continuar a pagar propinas à universidade enquanto não entregares a tese ou anulares a inscrição. Creio que é melhor que te informes para evitar surpresas.
Quanto à FCT, que eu saiba, não tem, até agora, levantado em geral problemas. Devolver normalmente só em caso de incumprimento grave, ex. receberes a bolsa mas não ires trabalhar. E desistir da bolsa não é considerado incumprimento, logo também não o deve ser deixar a tese.
Boa sorte.
Re: E se não terminar a tese?
Posted: Tue Sep 13, 2011 11:33 pm
by spca
E se já tens 80% da tese feita, não seria de considerar entregar assim? Já falaste nisso ao teu orientador?
Re: E se não terminar a tese?
Posted: Wed Sep 14, 2011 9:43 am
by outrobolseiro
Viva,
Obrigado pelas respostas. Sim, sei que tenho de pagar propinas, não está em questão. Sim, sei que tenho de arranjar tempo e motivação para os restantes 20%.
Obrigado pela resposta. Gostaria era de ter uma confirmação a 100%. Não tenho o contrato aqui, pelo que não tenho forma de o ler e verificar se existe alguma cláusula respeitante ao retorno do dinheiro.
E sim, hei-de acabar, só que não é fácil quando há grandes mudanças do foro pessoal.
Re: E se não terminar a tese?
Posted: Wed Sep 14, 2011 5:43 pm
by pspcast
conheço quem tenha desistido da tese e não tenha devolvido o dinheiro que já tinha recebido, mas não há nada como enviares um email à FCT para esclarecer a situação - sempre ficas com a resposta oficial por escrito (porque ao telefone umas pessoas dizem umas coisas e outras pessoas dizem outras).
sei que quando há grandes reviravoltas a nível pessoal é complicado terminar...mas se puderes ir pagando a propina não desistas do trabalho...conselho de quem passou por quase 1 ano e meio de internamento durante os 4 anos de bolsa devido a várias situações...eu sei que as circunstâncias muitas vezes são diferentes e cada pessoa sabe de si, mas pronto...foi só um pequeno aparte e um força aí!