Page 1 of 1

Critérios de Avaliação e Carta de Recurso

Posted: Sun Jan 18, 2009 9:02 pm
by Polaris
Boas tardes..

Enviaram-me os Critérios de Avaliação (CA) e refiz a matriz, confrontando o meu CV com o CA. E a minha classificação foi subvalorizada.
Vou escrever a carta de Recurso para reverem todas as classificações.
Mas o que ocorre a seguir? Revêm tds as pontuações e atribuem-me a bolsa? Mas e se me continuarem a negar a bolsa?

Aguardo as vossas respostas, obrigada

Re: Critérios de Avaliação e Carta de Recurso

Posted: Sun Jan 18, 2009 11:16 pm
by Echuu
Se continuarem a negar-te a bolsa após recurso, chapéu. Não podes fazer nada. Candidata-te de novo, de preferência com um cv melhorado, alterações no projecto, alguma colaboração para melhorares a nota nessa parte, etc.

Re: Critérios de Avaliação e Carta de Recurso

Posted: Mon Jan 19, 2009 8:43 pm
by Polaris
Echuu wrote:Se continuarem a negar-te a bolsa após recurso, chapéu. Não podes fazer nada. Candidata-te de novo, de preferência com um cv melhorado, alterações no projecto, alguma colaboração para melhorares a nota nessa parte, etc.
Eu não preciso de refazer o meu CV, pq tenho td e ainda mais do que pedem para a bolsa a que concorri. E eu não admito que fiquem com a bolsa que é minha por direito só pq não sou familiar de ninguém na instituição.

Lamento mto, nem que tenha de abrir um precedente mas isto não pode, nem vai passar impune

Re: Critérios de Avaliação e Carta de Recurso

Posted: Mon Jan 19, 2009 9:28 pm
by LuisPedro
Polaris wrote:Eu não preciso de refazer o meu CV, pq tenho td e ainda mais do que pedem para a bolsa a que concorri. E eu não admito que fiquem com a bolsa que é minha por direito só pq não sou familiar de ninguém na instituição.
Isso são afirmações pretensiosas e muito graves. Convinha focares os méritos da tua candidatura em vez de andar a disparar bocas à toa.

Re: Critérios de Avaliação e Carta de Recurso

Posted: Mon Jan 19, 2009 11:46 pm
by Tiago H. Silva
Julgo que se está aqui a gerar alguma confusão...
Segundo percebi, a bolsa a que a Polaris concorreu é uma BTI, provavelmente atribuída no âmbito de um projecto de investigação. É isto?
Neste caso, o concurso tem critérios de avaliação próprios (e não pelo guião de avaliação de bolsas da FCT), regendo-se pelo regulamento de bolsas da instituição, que deve ter sido aprovado pela FCT.
Vê, por exemplo, a informação constante aqui.
Se, de acordo com os critérios de avaliação que te enviaram, julgas que foste prejudicada e pretendes recorrer da decisão, prepara um recurso objectivo. Na minha opinião, deves usar argumentos objectivos, indicando o que é solicitado no concurso, de que forma satisfazes esses requisitos e melhor que os restantes candidatos e que por isso deverias ter sido tu a ter a bolsa. Assim, poderás, claro, fazer referência aos restantes candidatos na medida em que julgas ter sido prejudicada, desde que tenhas essa informação clara e que o faças de forma correcta (e não de forma demasiado agressiva, grosseira ou insultuosa...).
Se mesmo após o recurso não te derem razão, poderás procurar recorrer para "instâncias superiores". Imagino que se possa considerar aqui a direcção da instituição, FCT, MCTES (ou outro ministério que tutele a instituição) e/ou tribunais...

Permite-me que faça dois comentários, que vêm da experiência de outros concursos...
Já comentaste a situação com outras pessoas? É importante que haja alguém "imparcial" que considere que a avaliação não foi correcta. Muitas vezes, nestes casos, temos tendência a ver favorecimentos e nem sempre isso é necessariamente verdade. Por exemplo, os critérios de avaliação do concurso podem ter sido "desenhados" para que fosse escolhida determinada pessoa e aqui é difícil provar que houve favorecimento...
Ao fazer o recurso. lembra-te que poderás estar a entrar em conflito com gente que vê esses actos com maus olhos e podes ganhar inimigos. Nota, por exemplo, que pode acontece darem-te razão no recurso, atribuírem-te a bolsa e depois fazerem-te a vida difícil :evil:
Não estou com isto a dizer que não deves recorrer, até porque devemos combater os favorecimentos. Estou é a dizer para quando recorreres, teres consciência que podes estar a criar inimigos em postos complicados e assim estares preparada para isso...

Boa sorte.

Tiago

Re: Critérios de Avaliação e Carta de Recurso

Posted: Tue Jan 20, 2009 10:43 am
by Polaris
Obrigada Tiago, é exactamente isso que descreveste que me ocorreu.
E na situação em que o país se encontra prefiro ter um ambiente desagradável no trabalho do que ficar desempregada. E além disso, por muito pouco modesto que possa soar, eu realmente tenho direito à bolsa não fossem os favorecimentos.
A carta de recurso já foi ecrita, não está agressiva e compara o meu CV aos critérios, foi revista por outras pessoas e que aliás me deram mais pontuação pq me faltou ler uma alínea.
Quanto ao mau ambiente, já começou pq uma das responsáveis pelo concurso disse "que se fosse prara a frente com recurso, deveria ter consciência que isto não ia dar em nada".
Para terem a noção, esta é uma instituição que recebe fundos comunitários, que envia os editais do concurso para as pessoas que pretende que ganhem a bolsa (não fiz parte desse grupo), tlf aos meus colegas para refazerem o CV (ocorreu pelo menos 3x na minha presença), um dos meus colegas chegou a levar a mãe num dia e o filho no outro para falar com a coordenadora, envia os resultados das mesmas bolsas a que concorri em datas distintas, recusam-se a deixar-me ver o processo após a entrega da carta de reclamação, tentam fazer o prazo expirar, culpam-me pelo facto de os meus colegas não poderem ir trab, pq estou a recorrer (é um direito que me assiste recorrer) e por mais contas que eu, os meus familiares e amigos façamos NUNCA chegamos à cotação que me foi atribuída neste concurso..

Vou para a frente, pq tenho anos de trab nesta instituição, fiz planos no âmbito do planeamento familiar e este tipo de coisas não podem continuar neste país..

Resto de um bom dia e obrigada